MATINA REALIZOU A VII CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Quinta-Feira, 24 de Agosto de 2017

VII CONFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MATINA DISCUTIU GARANTIA DE DIREITOS.

A Secretaria de Assistência Social de Matina, com o Conselho Municipal de Assistência Social de Matina (CMAS), realizou, nesta sábado (19/08), a VII Conferência Municipal de Assistência Social na Câmara de Vereadores. O evento teve participação de 200 convidados usuários da rede socioassistencial, representantes governamentais, entidades relacionadas com a Assistência Social, movimentos sociais e trabalhadores do SUAS. A mesa diretora foi composta pelo prefeito Juscélio Fonseca, pelos secretários Eujácio Batista (Assistência Social), Mazinho (Saúde), Representando a sociedade civil estavam à mesa o vice-presidente do CMAS Adão Viana e o diretor da Associação de Campo Lindo Antonio Pereira Magalhães (Lô), Elisabete Andrade (Bete) Membro do Conselho Estadual de Assistência Social, Maria Rosana Coordenadora do CRAS, Éden Luiza Representando as Assistentes Sociais, a Psicóloga Cecília, e Sebastião Minelvino da Silva, da comunidade do Bumba, representando os usuários.

Os convidados deram abertura à conferência explanando sobre a importância do evento para a discussão das diretrizes para a política da Assistência Social no município. De acordo com o secretário de Assistência Social, Eujácio Batista, o encontro deu oportunidade de abrir espaço para dar voz ao usuário. “A partir do II Plano Decenal, o foco central será a garantia dos direitos dos usuários”, declarou. “Os usuários não são obrigados a aderir aos projetos que já vêm prontos de Brasília e por isto estamos aqui discutindo sobre a importância de empoderar os cidadãos para que, os próprios, junto aos gestores governamentais, executem serviços que sejam realmente adequados para a população.

Após a execução do Hino Nacional os grupos de idosos das comunidades de Salobro e Mocó fizeram uma apresentação de dança de Roda.

Em ato continuo, foi feita a leitura e a aprovação do Regimento Interno, em seguida a representante do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Elisabete Andrade, ministrou a palestra sobre o tema da VII conferência: “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS” e apresentando os quatro eixos orientadores. “Vamos aproveitar este espaço privilegiado para refletir e discutir sobre a realidade local e encontrar um meio de garantir os direitos, diante dos desmontes do atual governo”, disse. Bete, expôs sobre a proposta nacional do plano decenal e sobre organizar os serviços do SUAS como um espaço de referência de acolhimento e proteção, potencializando uma equipe mínima com atendimento integral previsto pelo PAIF, conforme as demandas da população. Foi promovido um momento de debates sobre as exposições. Após a palestra o grupo de idosos do Pichico e do CRAS da Sede fizeram apresentações culturais com danças de rodas.

Em seguida foram formados grupos que discutiram os EIXOS NORTEADORES e daí elaboraram propostas, aprovadas pela plenária final, de deliberação para o município, o Estado e a União. Na ocasião, foram eleitos delegados (50% sociedade civil, entre entidades sociais, profissionais da área e usuários), que irão participar e apresentar as propostas deliberadas na Conferência Estadual.