CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO REALIZADA COM PLENO ÊXITO EM MATINA
20/11/2021
Encerrada no início da tarde dessa quarta-feira, a Conferência Municipal de Educação de Matina, foi sucesso de público e participação e isso, segundo os participantes, se deveu ao nível de organização e aos conteúdos discutidos. A abertura aconteceu na noite da terça- feira(16) com o auditório da Escola Dr. Joaquim Venâncio lotado de profissionais de educação, autoridades e integrantes de outros segmentos da sociedade local. Compondo a mesa estavam, além da secretária de educação Luzia de Marilac, a prefeita Olga Gentil, o vice-prefeito Irineu Fernandes, o presidente da Câmara de vereadores Ademilton Oliveira (Dêga), a Delegada local do Sispumur Ediamyr Cruz, o secretário de Educação de Igaporã Marcos André, a Presidente do Conselho Municipal de Educação Paula Leão, e Adriana Brito representando a equipe organizadora da Conferência.
A Secretária Luzia de Marilac abriu o evento com uma fala forte sobre a democracia, diversidade e participação social, palavras chaves do tema central da conferência. Em seguida a prefeita Olga Gentil fez uma saudação ao público presente, enalteceu trabalho dos professore durante a pandemia e disse que o município tem gratidão por esse esforço. Olga afirmou: - “A cada dia renovo a certeza de que há muito por fazer; tenho a perfeita noção da enorme dívida que esse município tem com os seus professores; foram muitos anos de negação de direitos e é natural que temos que ter paciência para ir reparando cada um desses direitos; porque a legislação não nos permite resolver de uma só vez, mas não cansaremos de buscar os meios possíveis e legais para restituir, tudo que foi negado à categoria.” Na sequência o Professor Penildon Silva Filho, doutor em educação e Pro - reitor da Universidade Federal da Bahia, fez uma brilhante palestra sobre os tema da conferência.
Na manhã da quarta-feira, foram instalados os grupos na diversas salas do Venâncio, para discussão dos eixos temáticos da Conferência e entre o meio dia e uma da tarde, foi realizada a plenária final para aprovação das propostas e escolha dos delegados à Conferência Estadual de Educação que será realizada no início do ano de 2022 na capital do estado.
Na avaliação da Secretária e da maioria dos participantes a Conferência foi um sucesso; cumpriu seus objetivos e foi realizada rigorosamente dentro dos parâmetros pré estabelecidos pela comissão organizadora. A secretária aproveitou para agradecer à Comissão, a equipe da Secretaria de Educação e a todos os participantes da Conferência.