III CONFERÊNCIA INFANTO JUVENIL PELO MEIO AMBIENTE

Quarta, 28 de Março de 2018

Colégio Eraldo Tinoco realiza conferência sobre o meio ambiente

O Colégio Municipal Eraldo Tinoco de Matina realizou nesta quarta-feira (28) a III Conferência Infanto Juvenil Pelo Meio Ambiente, com o tema “Vamos Cuidar do Brasil, Cuidando das Águas”. O evento aconteceu no auditório da câmara de vereadores com a participação do prefeito Juscélio Alves Fonseca, da secretária de educação Lucilene Cardoso, da coordenadora geral pedagógica Adriane Reis, do diretor do Colégio Eraldo Tinoco Ivanildo Oliveira, das coordenadoras pedagógicas Ana Tereza e Jacilei Bezerra de Souza, professores, alunos e funcionários do Colégio Municipal Eraldo Tinoco.

A abertura da conferência foi marcada pelas brilhantes apresentações culturais manifestadas através de danças, músicas, cordel e jogral, desenvolvidas pelos alunos, retratando e impactando a situação da água potável e as possíveis consequências sociais e econômicas do mau uso.

A palestrante convidada Maria Luzia, agente de saneamento da Embasa de Caetité, destacou o uso racional da água, os cuidados que se deve ter contra o desperdício e alertou para o constante aumento da demanda pelo líquido precioso.

A conferência é uma estratégia de mobilização de estudantes, adolescentes e jovens do Colégio Municipal Eraldo Tinoco, visando promover a reflexão, o desenvolvimento de estudos e pesquisas voltadas à sustentabilidade e educação socioambiental.

Os trabalhos desenvolvidos acerca do tema foram compendiados e apresentados pelos alunos e professores através de um projeto de ação, com o título de “Escola Consciente: promovendo a sustentabilidade através dos cuidados com a água” com o objetivo de promover, de forma crítica e participativa, a sustentabilidade através dos cuidados com a água.

Ao final da conferência, foram escolhidas como delegadas, as alunas Joyce do 8º ano e Elivânia do 9º ano, que irão representar a cidade de Matina na conferência estadual, que será realizada de 7 a 9 de maio de 2018 na cidade de Salvador-BA.