Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) - Notícias - Prefeitura Municipal de Matina- Site Oficial

Implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)

Sexta, 10 de Agosto de 2018

A Secretaria de Educação de Matina discute a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e elaboração da Proposta Curricular do município.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Trata-se, portanto, da implantação de uma política educacional articulada e integrada. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura Municipal de Matina serão parceiras permanentes dos Estados e da União, trabalhando em conjunto para garantir que as mudanças cheguem às salas de aula. As instituições escolares, as redes de ensino e os professores serão os grandes protagonistas dessa transformação.

Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educação de Matina, iniciou, nesta quinta-feira (09/08), uma série de seminários, para discutir a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e elaboração da Proposta Curricular do Município de Matina.

A discussão foi acerca das competências gerais e as principais mudanças na alfabetização com a BNCC, realizada na Escola Dr. Joaquim Venâncio de Castro, mediada pela professora Priscila Teixeira (UNEB), com conselheiros municipais de educação e professores, coordenadores pedagógicos e diretores que atuam na Educação Fundamental I (1º ao 2º Ano). Estavam presentes a secretária municipal de educação Lucilene Cardoso e a coordenadora geral Adriane Araújo .

Nesta sexta-feira, (10/08), será a vez dos atuantes da Educação Infantil, na Escola Luiz Eduardo Magalhães.