Acessibilidade logo

Acessibilidade

bat-papo

Fale com a Prefeitura

  • *Campos obrigatórios
  • Ao iniciar um contato, você concorda com a Política de privacidade

  • ...Ou se preferir

  • Ligue para nós

    (77) 3643-1008 - gabinete@matina.ba.gov.br

  • Ou seja atendido presencialmente

    Segunda a sexta-feira, das 07:00 às 13:00

    Pça. Helena Carmem de Castro Donato, S/N, Bairro Liberdade

  • Outros meios de contato

Meio Ambiente
MATINA CONCLUI MAIS UMA ETAPA PARA ELABORAÇÃO DOS PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO E GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, COM A REALIZAÇÃO DAS OFICINAS SETORIAIS
08/10/2021
A Prefeitura Municipal de Matina, Iniciou na última terça-feira(05) de outubro, as Oficinas Setoriais de Diagnóstico e Prognóstico do Plano Municipal de Saneamento Básico e do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. Esses Planos são importantes instrumentos de Planejamento para que o município possa programar a implementação de programas, projetos e ações nos próximos 20 anos, escalonados em curto, médio e longo prazo, para o setor. Até quinta-feira (07) foram realizados os encontros com a comunidade para debater a temática.
Na terça as oficinas aconteceram na sede do município, mais precisamente no auditório da Câmara Municipal, com um público seleto, cerca de 50 pessoas, composto por representantes de diferentes segmentos da comunidade local. Ainda na terça feira, na parte da tarde, foi a vez da localidade de Pichico e contou com a participação de aproximadamente 45 pessoas, representando a comunidade e localidades do entorno. E o terceiro evento foi na comunidade de Mocó e comunidades adjacentes e na quinta na localidade de Lages; todos os eventos respeitaram os protocolos de segurança sanitária, e tiveram público muito representativo.
Esses eventos têm por objetivo levantar os problemas e ouvir as demandas sobre as possíveis soluções referentes ao saneamento básico, que engloba 04 componentes, segundo a Lei nº 11.445/07, a saber: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo das águas pluviais, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos.
Em seu discurso Olga falou da importância do saneamento básico municipal, para a saúde da população e os cuidados com o meio ambiente; lembrou que Matina vive o problema da falta de esgotamento sanitário e de um aterro sanitário dentro dos padrões normais e legais.
As oficinas foram coordenadas por uma comissão municipal composta para acompanhar a elaboração dos Planos e pela SANEANDO ENGENHARIA, com a participação de representantes da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento Governo do Estado, participação da Embasa.
Ascon/Matina


Autor: