Projeto Lendo e Escrevendo na Escola

Quinta, 24 de Novembro de 2016

As escolas municipais de Matina, sob a organização da Secretaria Municipal de Educação realizaram,  na última sexta-feira (18), a culminância do Projeto "Lendo e escrevendo na Escola".

A magia das cores e o encantamento das princesas e estrelas do mundo infantil fizeram de Matina um palco para uma festa célebre e grandiosa. Príncipes, bruxas, monstros, cavalos e muitos outros se fizeram presentes em frente ao castelo encantado do ler e escrever. Convidados de todos os reinos se reuniram nesta grande festa. Autores e histórias da nossa literatura foram interpretados por alunos da rede de ensino que orgulhosamente participaram do projeto. As escolas se transformaram nesses últimos meses em fábricas de leitura e escrita. E na produção em grande escala, nossos mestres e aprendizes se surpreenderam com os seus próprios resultados. Em carruagens de sonhos chegaram os artistas que deram show. E quando se fala em show, o que por aqui passou superou todas as expectativas. A plateia se deslumbrou com os três porquinhos, o gato de botas, e até mesmo com as travessuras de Emília. A graça das princesas lutando por um príncipe que buscava a dona de um sapato e os anõezinhos, seguindo os passos da Branca de Neve fez com que o público pedisse bis. E teve bis, num jardim de flores que ainda se canta ou ainda se conta os fatos que nos remetem a Isto ou Aquilo, como diz Cecília Meireles. Negritude dando cor e vida, resgatando valores e espalhando sabores. Quantas cores e aquarelas se misturam ali na passagem simbólica que atravessou os sonhos, desde Chica da Silva ao nobre Joaquim Barbosa. Teatro vivo, show sem igual, encantos que em cada canto se fez reluzir. Neste grande encontro de magias e de cores mil, nos encontramos com os destaques do Brasil, e em cor de anil o Projeto Lendo e Escrevendo na Escola trouxe o mundo a Matina e passou pelo Brasil. Brasil das paródias e revelações das poesias e canções que valem ouro. Num cenário deslumbrante com chuva forte e vento devastador, a neve prende o pezinho da incansável formiguinha, da brasileira que não desiste nunca, e que de tanto tentar recebe o prêmio de ver a primavera chegar. Os sonhos se realizam quando o desejo de se fazer grande é maior que aquilo que os olhos veem. As Secretarias Municipais de Educação, juntamente com o empenho e valorização da Prefeitura de Matina, viram nas crianças e jovens de nossa terra um brilho espetacular, que envolvido ao saber e ao fazer, possibilitou da Educação Infantil ao Ensino Fundamental II, um contato maior e mais vivo com o ler e escrever.