Unidade móvel da saúde realiza exames gratuitos de mamografias em Matina
08/06/2022
Para ampliar o acesso gratuito das mulheres entre 40 e 69 anos ao exame de mamografia, o Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama, estratégia itinerante da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia que tem por objetivo promover a prevenção, detecção precoce e tratamento da doença em todo o Estado, estará atendendo à população feminina de Matina.
A Unidade Móvel está na cidade de Matina do dia 03 até o dia 09 de junho e a meta é realizar 840 exames. Visando dar mais comodidade e assegurar o cumprimento das metas previstas, a Secretaria Municipal de Saúde montou uma estratégia organizacional prévia, utilizando as Unidades de Saúde da Família para agendamento das consultas, de forma a permitir que todas as mulheres possam ser atendidas. Assim, pediu antecipadamente que todas as mulheres de 40 a 69 fossem as Unidades de Saúde da Família , para preencher um formulário, se credenciando ao exame; tudo organizado e pensado para dar agilidade ao trabalho.
A Unidade Móvel tem uma capacidade de realizar até 140 mamografias por dia e nesse ritmo a estratégia poderá atender a total de 840 mulheres. E para aquelas mulheres que por ventura necessite de exames complementares exames de ultrassonografias e biopsia será programada uma data para os procedimentos.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o Câncer de Mama é o que mais causa óbito entre as mulheres, então prevenir é preciso.
A iniciativa é do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal de Matina, através da Secretaria Municipal de Saúde.