PREFEITA DE MATINA FARÁ O REPASSE INTEGRAL DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES
21/03/2023
Pelo terceiro ano seguido, contrariando a lógica da gestão anterior, a prefeita de Matina Olga Gentil, concede aumento para os profissionais do magistério e de forma linear, ou seja, para todos os níveis. Em 2021, mesmo sem referência de aumento federal, a prefeita concedeu aumento de 10%; em 2022 fez o repasse integral do Piso nacional que foi 33.24% e agora já está na Câmara Municipal o projeto de Lei que determina o repasse integral para os três níveis da categoria de 14.95%, conforme determina o governo federal.
“Isso é respeito à categoria e cumprimento de compromisso assumido com os professores pela prefeita Olga, que não mede esforços para preservar os direitos dos profissionais do magistério, tão flagrantemente negados pelo ex gestor.” – Disse a Secretária de Educação Luzia de Marilac, que usou a tribuna da Câmara de Vereadores nessa segunda-feira para apresentação do projeto aos Edís.
A Secretaria traçou uma linha de tempo para demonstrar o quanto a gestão anterior perseguiu os professores e achatou os salários da categoria, negando aumentos, outras vezes só concedendo ao nível 1 e lembrou que em 2013 o Sindicato da categoria teve que ingressar com uma ação na justiça para obter o aumento.
Luzia de Marilac também comunicou aos vereadores a aos professores presentes, que já está pronto o projeto que determina o rateio do que restou dos precatórios, recurso que o município manteve em conta especial aguardando orientação jurídica. Explicou que conforme acordo da prefeita com o Sindicato, o projeto será submetido primeiro aos professores para apreciação e em seguida será encaminhado para Câmara Municipal.