Secretaria de Educação de Matina promove formação sobre a BNCC

Sexta, 10 de Agosto de 2018

A Secretaria Municipal de Educação de Matina promoveu um curso de formação sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e elaboração da Proposta Curricular do Município de Matina para todos os professores da Rede Pública Municipal de Ensino. A formação foi dividida em quatro etapas: Educação Infantil, Educação Fundamental I do 1º ao 3º Ano, Educação Fundamental I do 4º ao 5º Ano e Educação Fundamental II.

No último dia (27/08), foi o encerramento do primeiro ciclo de formação, que aconteceu no Colégio Municipal Eraldo Tinoco, com os professores que atuam no Ensino Fundamental II (6º ao 9º Ano), no município de Matina, com a mediação da professora Solange Montalvão (UNEB).

Além dos professores, participaram da formação a secretária municipal de educação Lucilene Cardoso, a coordenadora geral pedagógica Adriane Araújo Reis e as coordenadoras pedagógicas que atuam na Educação Fundamental II, da Rede Pública Municipal de Ensino.

A Base estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Trata-se, portanto, da implantação de uma política educacional articulada e integrada. Para isso, a Secretaria Municipal de Educação e a Prefeitura Municipal de Matina serão parceiras permanentes dos Estados e da União, trabalhando em conjunto para garantir que as mudanças cheguem às salas de aula. As instituições escolares, as redes de ensino e os professores serão os grandes protagonistas dessa transformação.

Neste sentido, a Secretaria Municipal de Educação de Matina, promoveu o primeiro ciclo de formação, para discutir a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e elaboração da Proposta Curricular do Município de Matina.